-
Arquitetos: Pedro Carrilho Arquitectos
- Área: 420 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Francisco Nogueira
-
Fabricantes: AutoDesk
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto Amoreiras 43 propôs a reabilitação e ampliação do edifício para uma habitação unifamiliar, com pátio exterior que inclui uma zona de jardim e de piscina. Ao nível da organização funcional optou-se por diferenciar zonas sociais e zonas privadas: entrando no piso 0 encontra-se o hall de entrada, o espaço de escritório e as dependências técnicas; subindo ao piso 1 localiza-se a sala de estar em contacto direto com o jardim, a sala de refeições e a cozinha; nos restantes pisos distribuem-se os quartos, suites e outros espaços.
Nas intervenções do invólucro exterior é marcante a requalificação da empena sul, que ficou evidente após a demolição de um edifício contíguo, de forma a valorizar o lugar e a inserir o edifício no ritmo de fachadas da rua. Entendeu-se que a melhor opção seria de transformar esta empena, sem interesse urbanístico, numa fachada principal de remate.
As obras de reorganização da praça do Ginásio Clube Português e a construção do parque de estacionamento subterrâneo, vincaram, ainda mais, a importância de resolver este remate de quarteirão com o edifício do nº 43. Assim, propôs-se um desenho de continuidade com a construção original, sem recorrer à repetição monótona dos vãos, e optou-se por uma estrutura compositiva hierárquica em que cada piso se apresenta à praça de forma diferenciada de acordo com a disposição interior.